Correio Popular Notícia




SAÚDE PÚBLICA
Sesau alerta sobre aids, sífilis e hepatites virais

Data da notícia: 2016-07-19 09:25:38
Foto:

(Da Redação) Durante a campanha de prevenção do ?Julho Amarelo?, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) e o Núcleo Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e Hepatites Virais incentivarão servidores do setor para detectar sintomas da doença. O Dia Mundial de Luta contra Hepatites é 28 deste mês.

Eu me previno, eu me testo, eu me conheço é o lema da campanha. Na internet: #partiuteste
?Não podemos pensar apenas no paciente, mas, principalmente, nos funcionários, porque temos um grande número deles adoecidos pela doença. Vamos reativar uma enfermaria no HB [Hospital de Base] para atendê-los permanentemente?, anunciou a diretora-adjunta do hospital, Joelma Sampaio do Nascimento.

O tratamento das hepatites virais [infecções que atacam o fígado] é um direito de todo cidadão assegurado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Sesau pretende assegurar qualidade de vida no trabalho de suas equipes hospitalares, de unidades básicas e postos.

Os testes rápidos das hepatites B e C são gratuitos, confiáveis, com resultado em até 30 minutos, e estão disponíveis nas unidades básicas de saúde. Existe vacina contra a hepatite B [zero a 49 anos de idade].

Pessoas que fizeram sexo sem preservativo, compartilharam agulhas, seringas, escova de dentes, alicates de unhas, lâminas de barbear ou de depilar, submeteram-se a tatuagens, colocaram piercing ou receberam transfusão de sangue antes de 1993 devem procurar imediatamente uma unidade de saúde. É que anteriormente a essa década, não havia teste para garantir que o sangue transfundido estava livre do vírus.

A hepatite B é uma infecção sexualmente transmissível. Também pode ser transmitida por sangue e por materiais perfurocorantes contaminados. Joelma Nascimento exemplificou o perigo de contaminação, mencionando uma situação ocorrida no manuseio de um lençol e nos cuidados do fisioterapeuta com a perna de uma paciente internada. ?A pessoa feriu-se com instrumento perfurocortante e contraiu a doença?, assegurou.

O médico Natanael da Costa Arruda, chefe do Núcleo Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais alertou em palestra a servidores do HB a respeito dos os tipos de hepatite e a disseminação da sífilis [que tem cura se for imediatamente curada]. ?Precisamos chacoalhar pessoas para receber atendimento, e nisso temos que envolver famílias, servidores e até o Ministério Público se preciso for?, observou.

Fulminante
Natanael explicou hepatites, genótipos [conjunto formado pelos genes de um indivíduo que não são modificados naturalmente] e manifestações clínicas. Alertou para a hepatite fulminante, que em 60% dos casos leva a pessoa à sonolência, coma e a óbito.
Lembrou que 500 mil pessoas morrem de hepatite a cada ano, no mundo, ?muito mais que por HIV?, enquanto 400 milhões de pessoas tiveram ou estão em contato com a hepatite B.
Com informações da Secom- Montezuma Cruz.

Fonte:






Noticia vista 1247 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.